quarta-feira, 15 de junho de 2011

A importância dos alimentos na saúde


Para que o ser humano cresça de forma saudável, é necessária uma alimentação nutritiva e variada.
           Os alimentos que são considerados excelentes fontes de energia, auxiliam em certas ações que nosso corpo realiza como: estudar, trabalhar, brincar e, principalmente, praticar exercícios físicos, sem essa energia o corpo não teria disposição para realizar ações como essas que foram citadas.
            Para adquirir uma boa saúde é fundamental:
• Alimentar-se em períodos curtos de 3 em 3 horas,
• Comer alimentos frescos, naturais e variados,
• Ao ingerir alimentos crus, lavá-los muito bem,
• Conservar os alimentos em local fresco e limpo,
• Mastigar bem os alimentos.
           Ressalta-se que cada alimento tem o seu valor nutritivo, as frutas, por exemplo, acumulam grande quantidade de água e sais minerais, principalmente ferro, cálcio, sódio e potássio. O ferro auxilia na oxigenação do organismo ajudando entre outros, o desempenho das funções cerebrais com exatidão. As frutas também fornecem calorias, fibras e vários outros nutrientes que regulam outros mecanismos e previnem doenças degenerativas, tais como: câncer de estômago, esôfago, intestino e pulmão, além de doenças cardiovasculares. 
         Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de pelo menos cinco porções de frutas, para compor uma dieta balanceada, paralelo a alimentos como hortaliças, carnes, e derivados do leite.  

                Você já ouviu a famosa frase: somos o que comemos? Tal afirmação é muito real e constata, com clareza, a importância dos alimentos na nossa saúde. Uma alimentação mal balanceada, rica em carboidratos e/ou gorduras, pode provocar inúmeros problemas de saúde e doenças, ao passo que, ingerindo com moderação tais grupos alimentares, e também proteínas, vitaminas e minerais; podemos contribuir para uma melhor saúde e qualidade de vida, também prevenindo muitos males. 

        Diante disso, é perceptível que a alimentação não tem unicamente a função de agradar ao nosso paladar, e que sua qualidade dependerá do equilíbrio feito entre o que é ingerido diariamente, garantindo a ingestão de uma gama de nutrientes indispensáveis para atender às necessidades do organismo. 
       Sua correta higienização e manipulação, a verificação de sua data de validade, o correto armazenamento são, também, medidas essenciais para se garantir um bom alimento à mesa, e uma boa saúde a você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário